quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cau o quê? (perguntas 1 e 2)

                            CAU O QUÊ?

                           Coluna da AArq-DF sobre o
 
                                
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no penúltimo dia do seu governo a lei que cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Pela primeira vez os arquitetos terão uma regulamentação própria, totalmente desvinculada da regulamentação profissional dos engenheiros. O Blog da AArq-DF criou esta coluna na expectativa de elucidar o tema.

Pergunta 1:
AS ATRIBUIÇÕES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS, O QUE MUDA?

Resposta:
A lei tem nos seus artigos 2º e 3º as atribuições e os campos de atuação profissional dos arquitetos e urbanistas. O que está escrito nesses dois artigos é uma transcrição do Anexo da Resolução 1.010/2001 do CONFEA que resultou em um longo trabalho para definir as ações de arquitetos e urbanistas, agora, tem suas atribuições gerais, definidas em lei o que assegura nossas atividades profissionais.
Pergunta 2:
O QUE O ARQUITETO E URBANISTA PODE FAZER ENFIM?

Resposta:
A primeira das atribuições é a concepção e execução de projetos de Arquitetura e Urbanismo; depois, Arquitetura de Interiores, Arquitetura Paisagística, Patrimônio Histórico Cultural e Artístico, Planejamento Urbano e Regional, Topografia, Tecnologia e resistência dos materiais, instalações e equipamentos referentes à arquitetura e urbanismo, sistemas construtivos e estruturais, Conforto Ambiental, Meio Ambiente, Estudo e Avaliação dos Impactos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Utilização Racional dos Recursos Disponíveis e Desenvolvimento Sustentável. Todas essas atividades não são, ainda, únicas dos arquitetos e urbanistas. Algumas delas são divididas com outros profissionais. De qualquer forma, quem define os campos de atuação são as diretrizes curriculares nacionais que, no caso da arquitetura e urbanismo são aquelas constantes da Resolução CNE/MEC no. 06/2006.
Semanalmente colocaremos aqui na coluna CAU O QUÊ? algumas perguntas e respostas sobre o recém criado Conselho de Arquitetura e Urbanismo. O texto original foi tirado do site do IAB-RS. Faça também suas perguntas nos comentários aqui abaixo que nos incumbimos de trazer as respostas direto do Instituto de Arquitetos do Brasil e do Sindicato dos Arquitetos do DF. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário