segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Seminário Internacional - Chamada de Trabalhos

Quem não gosta do Rio de Janeiro, tem a opção de ir a Salvador!

DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO COM O USO DE
TECNOLOGIAS DIGITAIS - SEMINÁRIO NACIONAL
1a CHAMADA DE TRABALHOS
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPG-AU e o Laboratório de
Computação Gráfica Aplicada a Arquitetura e ao Desenho – LCAD, da Faculdade de
Arquitetura da UFBA, realizarão em Salvador (BA), na primeira quinzena de dezembro de
2010, um seminário nacional sobre a DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO
ARQUITETÔNICO COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS, com o objetivo principal de
discutir os temas relacionados à
documentação do patrimônio arquitetônico brasileiro com o
uso de tecnologias digitais, contemplando desde o estado da arte a um enfoque mais amplo
de novas metodologias e experiências realizadas, reunindo arquitetos, engenheiros,
historiadores, profissionais da área da ciência da computação e da ciência da informação, e
outras áreas correlatas.
EIXOS TEMÁTICOS
O evento discutirá tecnologias digitais aplicadas à documentação do patrimônio
arquitetônico segundo três eixos principais: (1) produção e gestão de dados, que
compreende os sistemas, tecnologias e metodologias para captura, processamento e gestão
de dados; (2) visualização e análise de informações, envolvendo tecnologias e
metodologias para indexação, armazenamento, recuperação, visualização, publicação,
divulgação e disponibilização de informações, e finalmente, (3), aplicações, que contempla
o uso de tecnologias digitais, informações e dados no planejamento, projeto e operações
sobre as edificações e os sítios urbanos, bem como os aspectos da formação dos
profissionais que se utilizam destes recursos.
1. Produção e gestão de dados
• tecnologias de captura de dados
modelagem geométrica e CAD
processamento de imagens
métodos e técnicas para a gestão de dados
2. Visualização e análise de informações
tecnologias de visualização:
realidade virtual
realidade aumentada
animação / walktrought / orbit
sistemas de informações aplicados ao patrimônio
SIG / HIS
SGBD / EDMS
Cadastros e FM
modelagem de dados e informações
multimídia / hipermídia / tecnologias web
3. Aplicações
planejamento, operação e gestão
sistemas de apoio a projetos de conservação e restauro
integração com BIM
formação, treinamento
ensino e comunicação
e-learning
interfaces e interatividade
SUBMISSÃO DE ARTIGOS
Os trabalhos devem enquadrar-se em um ou mais dos três eixos temáticos propostos, e
poderão estar relacionados à discussão de conceitos, de projetos ou relato de caso. Os
trabalhos aceitos pelo Comitê Científico do evento serão apresentados oralmente e
publicados nos anais do evento, em formato digital. Posteriormente, alguns artigos serão
selecionados, poderão ser revistos e ampliados para a publicação em um número especial
da revista Cadernos do PPG-AU, do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e
Urbanismo da FAUFBA.
Os textos poderão ser escritos em português ou inglês, em formato compatível com o
WORD, contendo resumo (abstract) em inglês, com no máximo 200 palavras. O autor (ou
autores) deverá informar sua formação profissional, filiação institucional atual, titulação, email
e telefone. O texto deve ser digitado em espaço 1,5, fonte Arial tamanho 11, margens
de 2,5 cm, e ter no máximo 20 (vinte) páginas tamanho A4 (incluindo resumo, tabelas,
gráficos, figuras e referências bibliográficas). As citações dentro do texto devem utilizar o
formato autor-data, evitando as notas de rodapé. As imagens deverão estar em formato TIF,
com 300 DPI, separadas do texto, mas com indicações de localização e a respectiva
legenda, devendo ser acompanhadas de suas fontes. As notas devem vir no final do texto,
assim como as referências bibliográficas, de acordo com a NBR 6023/2002. O tamanho total
do arquivo não deverá exceder 10 Mb.
Os artigos com os trabalhos completos deverão ser encaminhados por e-mail à Comissão
Organizadora, que confirmará o recebimento e fará a distribuição para dois membros do
Comitê Científico, ligados ao tema. Estes procederão à “avaliação cega” dos trabalhos, e
havendo discordância em relação à avaliação, o artigo em análise será encaminhado a um
terceiro avaliador que dará o veredicto final sobre o aceite do mesmo.
Os arquivos contendo os trabalhos completos deverão ser enviados até o dia 05 de
outubro de 2010, para o seguinte endereço eletrônico: riodecontas@ufba.br.
CRONOGRAMA
EVENTO DATA LIMITE
1a Chamada de trabalhos 20 de julho
Recebimento dos trabalhos completos 05 de outubro
Resultado da avaliação dos trabalhos 20 de outubro
Prazo para ajustes nos textos 01 de novembro
Recebimento dos trabalhos revisados 16 de novembro
Realização do evento Primeira quinzena de dezembro
COMISSÃO ORGANIZADORA
Anna Karla Trajano de Arruda - FAUFBA
Arivaldo Leão de Amorim – FAUFBA – Coordenador
Francisco de Assis da Costa - FAUFBA
Gilberto Corso Pereira - FAUFBA
Juliana Gonçalves Fortes - FAUFBA
Lorena Claudia de Souza Moreira - FAUFBA
Mauro Alixandrini - EPUFBA
Natalie Johanna Groetelaars - FAUFBA
Solange Souza Araújo - FAUFBA
Vivian de Oliveira Fernandes - EPUFBA
MAIORES INFORMAÇÕES
Para outros esclarecimentos sobre o seminário contatar o professor Arivaldo Leão de
Amorim, coordenador geral do evento, através dos e-mails: alamorim@ufba.br /
alamorim@pq.cnpq.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário