segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Debate sobre Planejamento Urbano e Mobilidade Sustentável

Intercâmbio de Idéias em Planejamento Urbano e Mobilidade Sustentável
Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB, Auditório da Pós-Graduação, ICC (Minhocão), Ala Norte, FAU, Subsolo
Data e Horário: 2 de setembro de 2010, quinta-feira, das 15h00min às 17h00min
PROGRAMA
Boas vindas e apresentação dos palestrantes
Luisa Villa-Verde (Arquiteta e Urbanista)
Apresentação do “Catálogo de Experiéncias Españolas em Movilidad Sostenible y Espacio Urbano” (15 min)
Verónica Martínez (Arquiteta e Urbanista)
Apresentação do livro “La Ciudad Paseable. Recomendaciones para la Consideración del Peatón em la Planificación Urbanística, el Diseño Urbano y la Arquitectura” (15 min) La-Ciudad-Paseable-Folleto.pdf
Mateus Porto (Arquiteto e Urbanista)
Mobilidade e exclusão sócio-espacial. (15 min)
Carolina Pescatori (Arquiteta e Urbanista)
Os benefícios do transporte público. (15 min)
Jonas Bertucci (Economista e Sociólogo)
Debate (45 min)
O objetivo do encontro é debater sobre a mobilidade e o planejamento urbano. As comunicações propostas aportarão temas do ponto de vista de quatro pessoas com experiência profissional e de pesquisa no Brasil, Estados Unidos, França e Espanha.
Verónica Martinez estabelecerá um marco geral a partir da apresentação do “Catálogo de Experiéncias Españolas en Movilidad Sostenible ye Espacio Urbano”, cujo conteúdo engloba uma série de medidas em prol de um novo modelo de mobilidade urbana e oferece um panorama de como se está tratando o tema atualmente na Espanha. A conversa servirá, portanto, como introdução a temas mais específicos das exposições seguintes.
Mateus Porto tratará da mobilidade pedonal por meio da apresentação do livro “La Ciudad Paseable”, uma publicação do Ministério de Fomento da Espanha, resultado de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Urbanismo e Ordenamento do Território da Universidade Politécnica de Madri.
Continuando, Carolina Pescatori falará de sua pesquisa sobre a exclusão sócio-espacial agravada pelo urbanismo rodoviarista brasileiro (especialmente em Brasília) e abordará o tema da mobilidade do ciclista no Distrito Federal, por meio de sua experiência profissional na planificação de infra-estrutura para bicicletas em Brasília.
Para finalizar, Jonas Bertucci apresentará seu artigo Benefícios do transporte público, que será publicado no próximo Boletim Regional, Urbano e Ambiental do IPEA, no qual analisa as contradições do modelo vigente no Brasil e apresenta dados sobre o Distrito Federal.
A partir das apresentações referentes às formas de mobilidade mais sustentáveis, o caminhar, a bicicleta e o transporte público, haverá um debate aberto com a finalidade de que todos os presentes possam opinar e propor questões relacionadas com a mobilidade urbana e o futuro das cidades, sobretudo do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário